Má absorção

Há má absorção dos nutrientes dos alimentos no intestino delgado, quando há anomalias que levam à incapacidade da absorção se processar normalmente porque: A digestão intraluminal não se processou normalmente Nas células do intestino a absorção e o processamento dos nutrientes não se fez normalmente O transporte dos nutrientes das células intestinais para o fígado não se efectuou. É fácil compreendermos que pode haver deficiências na absorção dum só nutriente, um nutriente especifico. Por exemplo, se houver uma carência da enzima lactase nas células do intestino, a lactose (açúcar do leite) não é absorvida. Se por algum motivo os 100 cm distais do Intestino Delgado tiverem que ser retirados cirurgicamente, não se faz a absorção da Vitamina B12. Outras afecções do Intestino Delgado levam a uma Má Absorção global, conduzem a uma deficiência generalizada na digestão ou absorção com perda de gorduras, de açucares, de proteínas e de vitaminas. Estas deficiências generalizadas causam diarreia geralmente com muitas gorduras (esteatorreia), causam emagrecimento, e levam ao aparecimento de outros sintomas relacionados com a carência dos nutrientes (a carência de Vitamina A leva à cegueira nocturna e a dermatites; a carência de Vitamina D leva à osteomalacia etc.). CAUSAS DE MÁ ABSORÇÃO: Digestão intraluminal inadequada o Insuficiência do pâncreas exócrino o Fibrose quistíca do pâncreas o Colestase intra e extrahepática o Proliferação anormal de bactérias o Após gastrectomia Alterações da mucosa intestinal o Doença Celíaca o Enterites o Abetalipoproteinbémia o Ressecção do intestino o Deficiência de lactase Impedimento do transporte o Obstrução linfática o Doença congestiva do coração o Isquemia intestinal

INTESTINO DELGADO