Má absorção
Há má absorção dos nutrientes dos alimentos no intestino delgado, quando há anomalias que levam à incapacidade
da absorção se processar normalmente porque:
•
A digestão intraluminal não se processou normalmente
•
Nas células do intestino a absorção e o processamento dos nutrientes não se fez normalmente
•
O transporte dos nutrientes das células intestinais para o fígado não se efectuou.
É fácil compreendermos que pode haver deficiências na absorção dum só nutriente, um nutriente especifico. Por
exemplo, se houver uma carência da enzima lactase nas células do intestino, a lactose (açúcar do leite) não é
absorvida. Se por algum motivo os 100 cm distais do Intestino Delgado tiverem que ser retirados cirurgicamente,
não se faz a absorção da Vitamina B12.
Outras afecções do Intestino Delgado levam a uma Má Absorção global, conduzem a uma deficiência generalizada na
digestão ou absorção com perda de gorduras, de açucares, de proteínas e de vitaminas. Estas deficiências
generalizadas causam diarreia geralmente com muitas gorduras (esteatorreia), causam emagrecimento, e levam ao
aparecimento de outros sintomas relacionados com a carência dos nutrientes (a carência de Vitamina A leva à
cegueira nocturna e a dermatites; a carência de Vitamina D leva à osteomalacia etc.).
CAUSAS DE MÁ ABSORÇÃO:
•
Digestão intraluminal inadequada
o
Insuficiência do pâncreas exócrino
o
Fibrose quistíca do pâncreas
o
Colestase intra e extrahepática
o
Proliferação anormal de bactérias
o
Após gastrectomia
•
Alterações da mucosa intestinal
o
Doença Celíaca
o
Enterites
o
Abetalipoproteinbémia
o
Ressecção do intestino
o
Deficiência de lactase
•
Impedimento do transporte
o
Obstrução linfática
o
Doença congestiva do coração
o
Isquemia intestinal
INTESTINO DELGADO