GÁS NO TUBO DIGESTIVO
Quando nos queixamos que temos gás queremos dizer que temos uma ou mais das seguintes queixas:
1.
Eructações (arrotos) - saída mais ou menos ruidosas do ar pela boca
2.
Distensão abdominal - sensação de "inchaço" do estômago e do intestino
3.
Flatulência (peido) - saída frequente de gás pelo
ânus. Também se emprega flatulência no sentido de distensão
abdominal mas “flato” vem do latim flatus que que significa sopro.
O gás existente no tubo digestivo é aproximadamente 200 ml, tanto
nos indivíduos que se consideram normais como nos indivíduos que se
queixam de ter muito gás. A sensação de que se temos muito gás é,
quase sempre, um percepção incorrecta. É evidente, que é difícil, ou
impossível, convencer uma pessoa, que se sente cheia de gás, de que
a sua percepção está errada.
Num estudo em que se comparou um grupo com queixas de distensão
abdominal e um grupo controlo, a quantidade de gás era quase igual
(176 ml e 199 ml respectivamente).
O gás do tubo digestivo provêm do ar engolido e da produção no intestino
delgado e cólon de CO2, H2 e NH4 resultante da fermentação pelas bactérias das
gorduras, proteínas e hidratos de carbono. Também a má absorção dos hidratos
de carbono (por exemplo na deficiência de lactase) leva a um aumento do gás
intestinal.
1 - As eructações ou arrotos são um acto fisiológico normal, sobretudo depois
das refeições. Se for muito frequente pode tornar-se incomodativo
2 - A distensão abdominal ou meteorismo é muito frequente e, além do aumento do volume abdominal, está
com frequência associada a desconforto e dor. Este aumento de volume que as pessoas atribuem a excesso de gás,
não significa, que no estômago ou intestino haja na realidade uma quantidade
excessiva de gás. A distensão abdominal é um sintoma habitual das doença mais
frequentes do aparelho digestivo: dispepsia funcional e cólon irritável. Por vezes
a distensão abdominal não está associada a outros sintomas e constituem só por
si uma afecção: Distensão Abdominal Funcional. A distensão abdominal é
também um sintoma da deficiência de lactase, uma doença hereditária do
intestino delgado.
Embora incomodativa a distensão abdominal é um sintoma associado a doenças
sem gravidade. Mas é quase sempre um sintoma difícil de resolver ou mesmo
sem solução. As modificações na nossa dieta, menos gordura, menos fibra
poderão trazer algum alívio. O anti-flatulento cimeticona ou dimeticona usado
isolado ou associado aos anti-ácidos ou aos enzimas pâncreáticos é eficaz em
casos isolados.
SINTOMAS