EQUIAMENTO QUE PRMITE REALIZAR A ENDOSCOPIA ALTA

A Endoscopia Alta também conhecida como esófago-gastro-duodenoscopia é realizada com um tubo cilíndrico com cerca de 9 mm de diâmetro e 100 cm de comprimeno geralmente designado por gastroscópio. A técnica permite a observação directa da parte alta do tubo digestivo que inclui, o esófago, o estômago e a porção próximal do duodeno (figura ao lado). O gastroscópio tem um canal que permite a passagem de ansas que executam a biopsia e, vária técnicas terapêuticas: polipectomia. mucosectomia, tratamento de hemorragias etc.

AS RAZÕES QUE LEVAM Á REALIZAÇÃO ENDOSCOPIA ALTA

O desconforto e a dor na metade superior do abdómen A azia (pirose) causada pela doença do refluxo A náusea e o vómito A perda de sangue (anemia, hemorragia) A perda de peso A dificuldade em engolir os alimentos Controlo de úlcera do estômago, de pólipos ou tumores Sossegar quem tem receio de ter uma doença grave - o cancro do estômago Outras razões menos frequentes

QUE PREPARAÇÃO È NECESSÁRIA PARA FAZER ENDOSCOPIA ALTA?

Para uma boa observação endoscópica é indispensável que o esófago, o estômago e o duodeno se encontrem sem alimentos, por isso, é necessário, não comer nas 6 horas que precedem o exame e não beber nas 2 horas anteriores. Os doentes diabéticos devem precaver-se com a medicação necessária e os doentes que tomam fármacos que interferem com a coagulação do sangue devem suspende-los 3 dias antes. Antes da introdução do gastroscopio pode colocar-se um spray ou um gel anestésico na orofaringe para reduzir o desconforto. Geralmente não se faz sedação porque o exame embora encomodativo não provoca dor e na maior prte dos casos demora menos de 3 minutos. É NECESSÁRIO SUSPENDER A MEDICAÇÃO HIPOCOAGULANTE? Cada vez há mais pessoas que fazem endoscopia alta e colonoscopia e, tomam um ou mais antitrombóticos: aspirina, clopidogrel, varfarina e heparina. A realização de endoscopia alta com ou sem biopsia ou colonoscopia com ou sem biopsia não implica a suspensão de nenhum destes medicamentos. Há técnicas endoscópicas: polipectomia, esfincterotomia, mucosectomia etc. etc., em que o risco hemorrágico exige suspensão da terapêutica hipocoagulante. São técnicas geralmente executadas em meio hospitalar.

A OBSERVAÇÃO ENDOSCÓPICA É DEMORADA?

A endoscopia alta demora poucos minutos e é realizada na posição de deitado sobre o lado esquerdo. É colocado um bucal nos dentes para protejer o aparelho e os dentes. A respiração deve ser feita normalmente e calmamente. Qualquer técnica médica causa ansiedade porque receamos o resultado e tememos a dor e o desconforto. Na endoscopia alta não há dor e o desconforto pode ser minorado se conseguirmos controlar a ansiedade.

DEPOIS DA ENDOSCOPIA ALTA POSSO CONDUZIR?

A endoscopia alta é geralmente feita sem sedação, apenas com anestesia da orofaringe e, por isso, nada nos impede de conduzir e fazer a vida normal no resto do dia. Se foi feita sedação mesmo ligeira, temos que ter uma companhia, e nesse caso, não se pode conduzir até ao fim do dia. O relatório do exame, na maior parte dos casos, é-nos entregue para o levarmos ao nosso médico.
Esófago
Estômago
Duodeno
Endoscopia alta
ENDOSCOPIA
GASTROSCÓPIO